Blog
Wine Blockchain: uma resposta às necessidades de produtores e consumidores
A wine blockchain é uma tecnologia criada para responder, simultaneamente, às necessidades dos produtores e do consumidores.
1 - Necessidade dos produtores em combater o problema do mercado de vinho contrafeito que, – segundo dados da EY –, estima-se que represente 20% do vinho em circulação a nível mundial
2 - Necessidade de satisfazer o interesse cada vez maior dos consumidores em saber mais sobre o produto que compram: 74% afirmam ser afectados pela busca de informações de rastreabilidade e 60% controlam os rótulos dos produtos
Resumindo, a tecnologia da Wine Blochain pretende garantir “ao consumidor que o produto que comprou é verdadeiro”, como explica em declarações ao Jornal Económico Giuseppe Perrone, responsável pela área da blockchain da EY na região do Mediterrâneo. Como? Através de um código de barras presente no rótulo da garrafa de vinho, que o reencaminha para uma página web, permitindo ao consumidor fazer um rastreio de todo o percurso da produção do vinho até chegar à loja: desde o cultivo, ao tratamento, aos fitoquímicos utilizados, informação geográfica, à colheita… toda esta informação está disponível online.
Mas esta tecnologia não representa apenas uma oportunidade de analisar o processo de cultivo, produção e transformação do vinho, mas garante também a imutabilidade da informação, ou seja, que esta não foi alterada, característica pela qual a tecnologia blockchain é famosa.
Perrone realça ainda que esta mudança permite que “a informação seja usada pelo consumidor, comprador e distribuidor, para criar uma verdadeira storytelling”.
Na verdade, é bem possível que esta tecnologia não se restrinja ao mundo dos vinhos: o especialista da EY deu mesmo a entender que a ideia poderá ser aplicada e adaptada a outros produtos alimentares, ou até outro tipos de bens onde também é comum a contrafação, caso do retalho e a relojoaria.
Saiba mais aqui https://www.youtube.com/watch?v=d3QGvjPYFAw