Show Sidebar

Douro: uma região vinícola de elevada riqueza, elegância e tradição

by Telma Teixeira on
regiao-do-douro



Há um vinho que caracteriza imediatamente a região do Douro, o vinho do Porto. Este embaixador dos vinhos portugueses nasce nas encostas escarpadas, banhadas pelo rio Douro. No entanto, além do vinho do Porto, a região do Douro é cada vez mais reconhecida pelos seus vinhos tintos e brancos de excelente qualidade.

Localizada no nordeste de Portugal, a região tem uma topografia acidentada de 250.000 hectares, onde montanhas e vales abrigam 44.000 hectares de vinhas em três sub-regiões cortadas pelo Rio Douro. Mais de 110 tipos de uvas são cultivados nas encostas de xisto moldadas pelo ser humano, resistindo aos rigorosos invernos e verões escaldantes.

Embora maioritariamente tintos, os vinhos do Douro podem também ser brancos e rosés, com nomes de peso em todas as tipologias. A casta mais utilizada na produção dos vinhos desta região é a Touriga Nacional, mas outras castas como a Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinto Cão também são frequentemente as estrelas das composições.

    Vinhos Tintos
    Os vinhos tintos do Douro são conhecidos pelo seu aroma intenso e complexo, com notas de frutas vermelhas e especiarias. Na boca, apresentam uma acidez equilibrada e um final persistente e elegante. Estes vinhos portugueses são encorpados, ideais para acompanhar pratos de carne ou queijos curados.

    Um exemplo de um vinho tinto do Douro é o Casa Ferreirinha Papa Figos 2021. Este vinho português, elaborado a partir de uvas das castas Tinta Roriz, Tinta Barroca e Touriga Franca, apresenta uma cor rubi profunda, aliada a um aroma frutado com notas de ameixa e cereja. Em boca, é encorpado e complexo, com um final longo e elegante.


    Vinhos Brancos
    Além dos vinhos tintos, o Douro também é conhecido pelos seus vinhos brancos frescos e aromáticos. As castas mais utilizadas na produção dos vinhos brancos do Douro são a Malvasia Fina, Viosinho e Gouveio.

    Se procura um vinho branco do Douro, sugerimos o Vallado Branco 2019. Este vinho português apresenta um sabor equilibrado e persistente com notas cítricas.

     
    Vinhos Rosé
    Os vinhos rosé do Douro são produzidos a partir de uvas tintas, sendo a casca removida após um curto período de maceração, permitindo uma cor mais clara. São vinhos frutados e refrescantes, com notas de frutas vermelhas e cítricas, melhor consumidos jovens e servidos frescos. O acompanhamento ideal para pratos leves, saladas, peixe e marisco.

    A nossa sugestão de vinho rosé da região do Douro recai sobre o Castello D’Alba Rosé Touriga Nacional 2019. Um vinho português monocasta com aroma intenso de frutos vermelhos, cerejas e framboesas, em equilíbrio com notas frescas e florais muito típicas da casta Touriga Nacional, como manjericão e violetas.

    Vinho do Porto
    Um verdadeiro clássico da região do Douro é claramente o nobre Vinho do Porto. Destaca-se pela sua grande diversidade de cores e de enquadramento ao nível da doçura, assim com uma longa persistência aromática e gustativa na maioria dos vinhos. Sugerimos um clássico: Porto Ferreira - Dona Antónia Reserva Tawny, para fechar esta rica lista de vinhos portugueses provenientes da região do Douro.

    Descubra estas e mais recomendações na nossa Loja Online.

    Cart cart 0
    English