O seu carrinho

Your cart is currently empty!

Continue shopping

Cart total : €0,00


"Os jovens preocupam-se mais com isto do que vocês" – Saiba o que disse Al Gore na última sessão do Climate Change Leadership

Mar 18 , 2019

"Os jovens preocupam-se mais com isto do que vocês" – Saiba o que disse Al Gore na última sessão do Climate Change Leadership

Foram três dias de sessões e conferências intensas aqueles que se viveram na Alfândega do Porto. Mas a última sessão talvez tenha sido um dos pontos altos desta 2ª edição do Climate Change leadership: solutions for the wine industry. Al Gore – ex Vice Presidente da Casa Branca – falou para uma plateia cheia e, de uma forma emotiva, por vezes, mesmo em alto e bom som chamou atenção para tempos actuais de “mudança” e de “emergência climática”.

A Winept selecionou-lhe as principais afirmações durante esta sessão:

Sobre o consumo excessivo que põem em causa a existência de recursos naturais mais básicos:

“Durante 150 anos, pensámos que os sistemas naturais da Terra tinham uma capacidade ilimitada para se renovarem, mas agora apercebemo-nos de que isto está errado. Há mais fragilidade aqui envolvida do que alguma vez imaginámos; estamos a ter um impacto que ultrapassa a capacidade de renovação, portanto o crescimento tem de se tornar sustentável”

"Os vossos novos consumidores, os jovens, preocupam-se com isto mais do que vocês" [referindo-se aos empresários]

Sobre a deflorestação:

"Estamos a perder um campo de futebol de floresta por segundo"

Sobre a Fossa das Marianas (local mais profundo do oceano, no Pacífico):

"Ainda na semana passada saiu um estudo sobre a Fossa das Marianas. O que encontraram eles a dez quilómetros de profundidade? Plástico!”

Subida das temperaturas:

"Isto não pode ser o novo normal. As pessoas não conseguem viver muito tempo nestas condições" – referindo-se a vários períodos de seca extrema e aumento da ocorrência de incêndios que vários países têm vindo a enfrentar. Caso de Portugal em 2017, mostrando imagens de Pedrogão Grande, mas não só: Alemanha, Suécia e Reino Unido também enfrentaram grandes fogos no passado e a Austrália também tem sido afectada pela seca extrema.

Sobre Migrantes e refugiados climáticos:

"Porque saíram as pessoas da Sìria? Foi a guerra civil? Mas antes da guerra civil verificou-se a maior seca em 900 anos, que destruiu tudo… agricultura, animais, tudo.”

“Pode haver mais de mil milhões de migrantes nos próximos anos. Eles não são terroristas, eles têm fome! Não podemos permitir isso! Estou farto disto! Estou farto de ouvir desculpas patéticas de governos”

Loading
Thank you for signing up!
English
English