Show Sidebar

Touriga Nacional: a casta rainha de Portugal.

by Filipe Saavedra on

A Touriga Nacional é, hoje, a casta mais conhecida de Portugal. (Quase) sempre presente, é progenitora de alguns dos melhores vinhos portugueses.

Acredita-se, sendo amplamente aceite na comunidade, que a Touriga Nacional é originária da região do Dão, tendo representado, no século XIX, 90% dos vinhedos plantados. No entanto, devido ao seu baixo rendimento e consequente desafio comercial, as pantações caíram para 5% em meados do século XX e apenas para uma minúscula representação de 0,1% na década de 70.

De forma a evitar o desaparecimento da casta, um grupo de profissionais decidiu estudar e aumentar o rendimento produtivo e comercial das vinhas, tendo-o conseguido na década de 90, permitindo o "renascimento" da Touriga Nacional.

Devido a este movimento, a casta foi clonada e plantada por todo o território nacional, revelando uma boa adaptabilidade a diferentes terroirs e condições climatéricas.

Os cachos são delicados, compactos e com pesos que variam entre as 100 e as 200 gramas. Os bagos são pequenos, arredondados, bem definidos e de coloração negro azulada. A sua pele tem boa espessura, o que ajuda na obtenção de cores intensas. A polpa é suculenta e o seu aroma varia entre o floral e o frutado, mas sempre nobre.

A Touriga Nacional tem grande aptidão para vinho monovarietal, apesar de ser muito pretendida para blend com outras castas.

Produz vinhos monovarietais macios, redondos e quentes, com aromas a frutos vermelhos escuros, muito maduros, com presença de aromas florais, predominantemente a violeta. Embora produza vinhos elegantes, tem especial apetência pela barrica.

Em termos de harmonização, uma vez que os seus vinhos são expressivos e estruturados, requer, igualmente, pratos ricos e com carácter.

Opte por carnes vermelhas (grelhadas ou assadas), assim como pratos de cordeiro assado, costela de porco, ou feijoada. Para o final da refeição é um excelente acompanhamento de queijos maduros.

A Touriga Nacional aguçou-lhe a curiosidade? Então sugerimos os seguintes vinhos monovarietais para descobrir as potencialidades da casta.

Quinta dos Carvalhais Touriga Nacional

Ribeiro Santo Touriga Nacional 

Adega Mãe Touriga Nacional 

Portes Grátis para encomendas acima de 50€ para Portugal e Espanha Continentais
Cart cart 0
English