Anselmo Mendes, Douro Não Convencional Tinto 2012

Este Douro não Convencional am exp 2012é produzido com uvas das vinhas velhas da Quinta dos Frades, onde não se incluem as convencionais Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Tinta Amarela e Tinto Cão.

Anselmo Mendes, Douro Não Convencional Tinto 2012

16,50 €

Portes grátis para Portugal e Espanha continentais, em compras superiores a 50€.

Este Douro não Convencional am exp 2012é produzido com uvas das vinhas velhas da Quinta dos Frades, onde não se incluem as convencionais Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Tinta Amarela e Tinto Cão.
As vinhas localizam-se entre os 150 a 300 m de altitude com elevada densidade e mobilização do solo com tração animal. As uvas, das variedades Alvarelhão, Rufete, Tinta Carvalha, Tinta da Barca, Tinta Francisca, Alicante Bouschet e muitas outras ainda não identificadas provêm de vinhas com mais de 90 anos e mostraram-se capazes de preservar níveis altos de ácidos com teores moderados de álcool e foram colhidas e escolhidas manualmente em caixas de 20 kg.
 
A sua vinificação processou-se com desengace para lugar de granito, pisa a pé, uma curta curtimenta entre 3 a 4 dias e temperaturas que não excederam 22º C. Após a fermentação, o vinho estagiou em cascos de 2º ano de carvalho francês de 225 litros durante 12 meses. Engarrafaram-se apenas 9.000 garrafas que apenas foram lançadas para o mercado após um estágio mínimo de 2 anos em garrafa.
De cor ruby aberta, Douro Não Convencional 2012, apresenta no nariz aromas complexos de estágio em madeira, frutos silvestres e ervas secas. Na boca é fresco e estruturado com tani­nos muito bem trabalhados e com um final longo onde já se conseguem encontrar outro tipo de aromas secundários de caixa de charuto, anis e menta.
 
Douro Não Convencional 2012 pode acompanhar muito bem qualquer prato de carne de gastronomia tradicional portuguesa, como cozido à portuguesa ou feijoada.

Especificações

Mais Informações
Tipo Tinto
Capacidade 750ml
País Portugal
Região Douro
Produtor Alselmo Mendes
Colheita 2012
Teor Alcoólico 12.5%
Acidez 5.6000
Castas Alvarelhão, Rufete, Tinta Carvalha, Tinta da Barca, Tinta Francisca, Alicante Bouschet e muitas outras, ainda não identificadas.
Produção 9000 garrafas
Estágio Estágio em cascos de 2.o ano de carvalho francês 225 litros durante 12 meses.
Enólogo Anselmo Mendes
Visual Cor ruby aberta
Boca Na boca é fresco e estruturado com taninos bem trabalhados e com final longevo já com aromas secundários de caixa de charuto, anis e menta
Nariz Aromas complexos de estágio em madeira, frutos silvestres e ervas secas.

Escreva o seu comentário

Está a avaliar:Anselmo Mendes, Douro Não Convencional Tinto 2012
Sua Avaliação
Nome
Resumo
Avaliação