António Maçanita, Sabor(z)inho Tinto 2015

O Saborinho (também conhecido por Tinta Negra ou Molar de Colares) é uma das castas tintas tradicionais dos Açores que quase desapareceu das vinhas açorianas. Plantadas nas fendas das rochas, num terroir único no mundo, no meio do oceano e na base da montanha vulcânica do Pico, as vinhas estão bem junto ao mar "onde se ouve o cantar do caranguejo", pois é aqui que há mais sol e calor. Esta proximidade, por vezes de escassos metros, obriga à proteção da vinha dos ventos fortes e salinos do Atlântico através de muros de pedra (currais) construídos pelo Homem. Esta é uma edição de apenas 710 garrafas que testa o potencial desta casta. O resultado? Um tinto fresco, de cor aberta, iodado, salino, complexo e com o sabor de algo que só poderia ter nascido no mar.

António Maçanita, Sabor(z)inho Tinto 2015

99,50 €

Portes grátis para Portugal e Espanha continentais, em compras superiores a 50€.

Notas de Prova por Tiago Macena: 

De cor aberta em tons de granada, apresenta-se distinto!

No aroma, é delicado, com notas de fruta vermelha fresca, nuances complexas de bosque e musgo. Desafiante elegância traz o nariz. Depois da primeira impressão, surgem mais notas especiadas e salinas, num vinho delicado que se vai mostrando aos poucos. 

Na boca, confirma delicadeza e frescura. De corpo médio tem uma vivacidade dada pela acidez que impressiona. Repetem-se as notas de fruta fresca e prolonga-se fresco e sofisticado. Os 12% de álcool em perfeito equilíbrio com a frescura da acidez e com o corpo médio da fruta. Longo e demoradamente fresco termina em beleza.

Dá desde já excelente prova. A acidez acrescenta-lhe vida em garrafa.

Temperatura recomendada de consumo: 16 – 18 ºC

 Harmonizações sugeridas: Peixes de forno, carnes delicadas com molho apurado. Queijos de cura média

Especificações

Mais Informações
Tipo Tinto
Capacidade 750ml
País Portugal
Região Açores
Produtor Azores Wine Company
Colheita 2015
Teor Alcoólico 12%
Castas Saborinho 100%.
Produção 710 garrafas de 0,75L.
Estágio Estágio 12 meses em casco neutro com dois anos de estágio em garrafa.
Enólogo António Maçanita
Temperatura para servir Conservar a 12-14ºC, para ser servido a 16ºC, e bebido a 18ºC.
Combinações Um tinto em elegância, com acidez, que está a meio caminho entre pratos de peixe complexos e pratos de carne elegantes onde a acidez faça falta e onde iodo e mar, ou terra e trufa sejam notas dominantes.
Visual Cor aberta, granada.
Boca Na boca ataque corpo médio, muto texturado, sal, acidez sempre presente, repete-se o iodo e terra.
Vinificação Uvas provenientes das ilhas de São Miguel e do Pico, vindima manual, seleção em mesa de escolha, desengace parcial (30% cacho inteiro) com 20 dias de contacto pelicular.
Prémios 18 pts RV
Nariz Nariz muito intenso, muita personalidade, aromas de morango silvestre ácido, notas de terra, trufa com uma golfada de iodo e mar.

Escreva o seu comentário

Está a avaliar:António Maçanita, Sabor(z)inho Tinto 2015
Sua Avaliação
Nome
Resumo
Avaliação