Arquivo Mensal: Janeiro 2015

  1. A grande cacofonia...

    A grande cacofonia...

    Recebemos nova missiva, a terceira, do Narigudo. Desta vez, mete o nariz no inextricável mapa de regiões, sub-regiões, DOCs, CVRs e afins. Definitivamente, comunicar, algo tão simples como pôr em comum, não faz parte da paleta aromática lusitana. E a semiótica, o suporte utilizado para materializar essa comunicação, consegue ser mais complexo que o próprio vinho!

  2. Retrato real a rolha

    Retrato real a rolha

    Portugal vai oferecer aos reis de Espanha, Felipe VI e Letícia, um retrato do casal que o artista norte-americano Scott Gunderson efetuou com rolhas de cortiça, para expor no stand português da FITUR (Feira Internacional de Turismo de Madrid).

  3. Apreensão de falsos barca velha e pera manca

    Apreensão de falsos barca velha e pera manca

    Como quase sempre na Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), a história começa com uma denúncia, que levou uma brigada ao aeroporto de Lisboa. O suficiente para os inspetores poderem seguir o fio à meada, culminando na apreensão de 110 falsas garrafas e 8 indivíduos constituídos arguidos, por crime de fraude.

  4. Polícia recupera vinho roubado

    Polícia recupera vinho roubado

    A semana passada, após quase um mês de investigações, 3 delegados do Xerife do condado de Napa apanharam o avião para a Carolina do Norte. Regressaram dois dias depois com 72 das 76 garrafas roubadas da garrafeira do French Laundry.

  5. Algo aconteceu há 10 milhões de anos

    Algo aconteceu há 10 milhões de anos

    Um ramo emergente da genética, a paleogenética, acaba de demonstrar em laboratório o que os cientistas pensavam, em teoria: a capacidade dos hominídeos metabolizarem o etanol é muito anterior às tentativas deliberadas de produzir uma bebida fermentada.

  6. Museu do vinho bairrada: exposição 2 em 1

    Museu do vinho bairrada: exposição 2 em 1

    A fotografia é o denominador comum do novo ciclo de exposições do Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, patente até ao próximo dia 10 de maio.

  7. Lagoa wine show

    Lagoa wine show

    Organizada pela Câmara de Lagoa, em parceria com a Rota dos Vinhos do Algarve, o «Lagoa Wine Show» pretende ser uma das maiores mostras de vinhos do sul do país, onde os produtores da região têm 1000 metros quadrados para apresentarem os seus rótulos.

  8. Exit games no porto: mistério na adega!

    Exit games no porto: mistério na adega!

    O vinho do Porto é o centro da "trama" montada pela Porto Exit Games, a mais recente atração turística da Invicta, na qual grupos de participantes têm de escapar de uma sala em menos de 60 minutos.

  9. Vinho também é charlie

    Vinho também é charlie

    Nas últimas semanas, a expressão “Eu sou Charlie” correu mundo. Mas, mais do que simpatia com as vítimas do atentado em Paris, há no vinho um produtor digno desse rótulo. No sentido literal da expressão!