Arquivo Mensal: Fevereiro 2015

  1. Contrafação ii: a arma ideal

    Contrafação ii: a arma ideal

    A pedido de grandes marcas francesas, um dos maiores especialistas mundiais no combate à contrafação centra a sua atenção no vinho. E depois de percorrer o submundo dos importadores e armazenistas chineses, diz-nos como a indústria se devia defender das falsificações.

  2. O brilho da simplicidade

    O brilho da simplicidade

    Não, não é para todos. Nem o espaço o permite. A grande massa aflui ali perto, ao Palácio da Bolsa… Os “wine geeks” sem cura, fiéis de rótulos de culto, esses estacionam mais abaixo, na Ribeira. É numa cave do largo do Terreiro que se reúne a elite: produtores independentes, loucos do terroir e a sua corte de admiradores. Unidos pelo vinho… Simplesmente!

  3. Lagoa na btl

    Lagoa na btl

    A pouco mais de um mês do Wine Show na foz do Arade, Lagoa vinga-se do recanto escondido que lhe reservaram o ano passado: a partir de hoje, o município algarvio está em força na BTL. Com música e vinho, muito vinho!

  4. Feiras para que te quero...

    Feiras para que te quero...

    Decorrem neste mês de Fevereiro as primeiras feiras de vinho do ano nas grandes superfícies. Claro está, o cronista tinha de meter o nariz nas prateleiras e destapar o que vai por trás dos folhetos promocionais, revelando quanto custam aos produtores as promoções ditas de arromba! É o tema da mais recente missiva, a quarta, do Narigudo.

  5. Arqueologia na pista do lendário vinho do negev

    Arqueologia na pista do lendário vinho do negev

    A descoberta de sementes de videira com 1500 anos retoma o rasto do vinho mais apreciado do período Bizantino. E já se fala em recuperar o Vinho do Negev: o DNA das sementes vai determinar a casta original.

  6. Bem-vindos a reguengos

    Bem-vindos a reguengos

    Com vinho e Cante alentejano, começa já esta semana o consulado de Reguengos de Monsaraz como Cidade Europeia do Vinho! Espetáculo inaugural na sexta, gala e entrega do título no sábado, a festa do vinho faz-se na planície…

  7. Exportações 2014: valor sobe, volume desce e granel vai a pique...

    Exportações 2014: valor sobe, volume desce e granel vai a pique...

    Portugal bateu o recorde das suas exportações totais de vinho em 2014, com 728 milhões de euros facturados, o que representa um aumento de cerca de 1%, face a 2013, segundo dados da Direcção Geral das Alfândegas.

  8. Gigante japonês das bebidas aposta no vinho

    Gigante japonês das bebidas aposta no vinho

    O líder japonês das bebidas alcoólicas, Asahi Group Holdings, fez saber que negociou com o Fundo Unison Capital a aquisição de um importante retalhista local de vinhos, por um preço não especificado. O objetivo é corresponder ao crescimento sustentado do consumo de vinho naquela zona do globo.

  9. Queda do euro é boa notícia

    Queda do euro é boa notícia

    Diversas entidades de produtores, comerciantes e exportadores dos setores vitinícola, mas também da indústria conserveira e do azeite, acreditam que as exportações nacionais poderão ser beneficiadas com a desvalorização do euro.