Polónia já não é só Vodka: o vinho português está em crescimento no país

Nunca os polacos tiveram tanto vinho português no seu país. Dados recentes revelam um crescimento da exportação do vinho português, para o país famoso pela Vodka e pierogi, em relação a 2017.

Se no ano passado Portugal ocupava o 6º lugar do ranking das importações de vinho na Polónia, com uma quota de mercado de 7,7%, as estatísticas relativas ao primeiro semestre deste ano mostram que o final de 2018 pode ser ainda mais promissor, caso se mantenha esta tendência: neste primeiro semestre a exportação de vinho luso para o mercado polaco cresceu 10,7% em valor e 11,7% em volume face ao mesmo período, no ano transacto.

Talvez seja por isso que a Viniportugal se mostre decidida a investir neste mercado, ao escolher pela primeira vez Cracóvia para inaugurar a Grande Prova de Vinhos de Portugal.

O evento, que começou no passado dia dois de outubro, prolonga-se até ao dia de hoje em Varsóvia, local onde a presença desta Prova já não é uma surpresa. No total são mais de 40 produtores inscritos na Grande Prova, que conta com a parceria da Câmara de Comércio Luso-Polaca.

O dia de hoje (tal como nos outros dias) divide-se entre uma primeira fase apenas aberta a profissionais e media que começa às duas da tarde e se prolonga até às seis, hora em que a entrada passa a ser aberta ao público em geral.

Caso esteja na Polónia e for um apreciador de vinho, não perca a oportunidade de degustar os vinhos de mais de 20 produtores nacionais que marcarão presença no último dia do evento.