Casa Castillo Pie Franco 2005

Nas nossas incursões pela vizinha Espanha, fomos encontrando pequenos tesouros, raridades e alguns vinhos que se revestiam de particularidades que o tornavam especiais.

Casa Castillo Pie Franco 2005

27,50 €

Portes grátis para Portugal e Espanha continentais, em compras superiores a 50€.

Nas nossas incursões pela vizinha Espanha, fomos encontrando pequenos tesouros, raridades e alguns vinhos que se revestiam de particularidades que o tornavam especiais.

Um destes últimos, foi mais uma vez encontrado na DO de Jumilla o que se reveste de particular importância, por se tratar de uma região provavelmente ainda pouco conhecida entre nós mas que começa a ser uma região emergente em Espanha, pela singularidade dos vinhos que apresenta. O porquê desta região ser tão especial deve-se a uma casta chamada Monastrell e ao engenho e vista larga dos que lá trabalham. Se por um lado a casta Monastrell, é a grande revelação desta região, ao ponto de em tempos o próprio Robert Parker ter indicado um vinho desta casta como "o maior achado do Planeta", por outro as gentes da terra também são responsáveis pelo sucesso.

Mas o que realmente torna este vinho especial é o facto de advir de uma vinha de Monastrell com cerca de 65 anos e acima de tudo por estar plantada em Pé Franco (Cepas plantas directamente no solo, sem recurso a porta-enxerto americano). Ou seja temos um vinho 100% Monastrell, uma vinha velha, uma vinha plantada em pé franco e uma produção mínima por hectare. Não serão estes os ingredientes para fazer um vinho de sucesso?

A Casa Castilho, orgulhosa proprietária da vinha La Solana, de onde provém este vinho, tem vindo a produzir um manancial de vinhos soberbamente expressivos, com o recurso a esta vinha e em 2005 consegue um vinho concentrado nos aromas, onde a junção dos aromas tostados e alguma mineralidade, se aliam na perfeição a um cariz de potência na boca. Este vinho obviamente que beneficiará, e muito, com o tempo, mas dá desde já a ideia total do que é capaz.
Mais um brilhante vinho com origem em vinha plantada em Pé Franco. Será que andamos a perder alguma coisa? Dá que pensar não?

Especificações

Mais Informações
Tipo Tinto
Capacidade 750ml
País Espanha
Região Jumilla
Produtor Casa Castillo
Colheita 2005
Teor Alcoólico 14.5%
Castas Monastrell de Vinhas Velhas (65 anos) em Pé Franco
Estágio 18 meses em barricas novas de carvalho francês
Enólogo José Maria Vicente Sánches-Cerezo
Combinações Carnes assadas, atum à algarvia
Vinificação Fermentação em tanques de pedra e Maloláctica em barricas

Escreva o seu comentário

Está a avaliar:Casa Castillo Pie Franco 2005
Sua Avaliação
Nome
Resumo
Avaliação