Esporão Reserva Branco 2017

Projecto iniciado em 1973 (antes do 25 de Abril) pela mão de Joaquim Bandeira e do empresário José Holtreman Roquette, a Herdade do Esporão foi uma das realidades que mais contribuiu para moldar os destinos da região do Alentejo, a qual se posicionou nas décadas de 80 e 90 com uma imagem diferenciada e de elevada de qualidade. Podemos dizer que só nos anos mais recentes, o Alentejo tem vindo a perder esse posicionamento, em prol da região do Douro.

Esporão Reserva Branco 2017

10,50 €
Esgotado

Portes grátis para Portugal e Espanha continentais, em compras superiores a 50€.

Muito se pode comentar sobre o projecto Esporão (em 2001 foi inclusive objecto de uma reportagem na prestigiada revista Time) e portanto tudo o que se possa dizer, neste espaço, parecerá incompleto.

Não é possível, no entanto, falar do Esporão sem inevitavelmente falar de David Baverstock, o enólogo australiano (absolutamente brilhante) que começou em Portugal a trabalhar nos vinhos do Porto (grupo Symington) e cujo trabalho desenvolvido no Alentejo (tendo sido seguido por outros) acabou por marcar definitivamente a enologia em Portugal.

A Herdade do Esporão tem os seus limites fixados desde 2 de Maio de 1267. A torre do Esporão foi erguida pelo Morgado D. Álvaro Mendes de Vasconcelos, entre os anos 1457 e 1490 , datas que correspondem respectivamente ao momento da sua posse do morgado e ao seu falecimento. Álvaro Mendes foi cavaleiro da casa do Duque de Bragança e regedor da cidade de Évora.

Em 1973, antes do 25 de Abril, plantou-se nesta herdade uma vinha contínua com cerca de 250 ha, tendo o projecto actualmente um total de 450 ha de vinhas em diferentes zonas (herdade do Esporão e herdade dos Perdigões).

O Outono e o Inverno foram mais frios e chuvosos do que no ano anterior, registando-se os maiores níveis de precipitação e as temperaturas mais baixas entre Novembro e Fevereiro. Ainda assim, a temperatura e precipitação estiveram dentro dos valores médios dos últimos 18 anos. A Primavera teve temperaturas mais altas do que em 2016, levando à antecipação dos estados fenológicos. A Primavera quente e seca garantiu o desenvolvimento saudável das uvas. O início do Verão começou por ser mais quente do que no ano de 2016 (+2,0ºC), o que levou a uma antecipação do início da maturação. Os meses de Agosto e Setembro acabaram por decorrer com temperaturas mais baixas do que em 2016, com a maturação das uvas a ocorrer mais rapidamente e os níveis de açúcar mostrando-se mais elevados, o que originou vinhos brancos mais encorpados, com notas de fruta madura, e vinhos tintos ricos e concentrados..

Sendo um lote das castas Antão Vaz, Arinto, Roupeiro e outras provenientes da Herdade do Esporão, na sua maioria de vinhas com cerca de 22 anos e em solos de natureza granítica/xistosa e estrutura franco-argilosa, este Esporão Reserva branco 2017 foi vinificado com desengace, choque térmico, maceração pelicular, prensagem, decantação do mosto e fermentação com temperaturas controladas em cubas de inox.

Após esta última etapa, o vinho fez estágio sobre as borras finas em barricas novas de carvalho americano e francês, durante cerca de 6 meses. O engarrafamento foi realizado em Maio de 2018.

De côr palha com reflexos esverdeados, é um branco que apresenta no nariz  notas de fruta amarela, toranja e limão, com apontamentos de especiarias e uma tosta ligeira que acentua a frescura aromática.. Na boca é muito cremoso e apresenta uma excelente estrutura e volume. É muito equilibrado (com uma excelente acidez) e preenchido pela fruta, com um final longo e intenso

Para acompanhar sugerimos pratos de peixe assado no forno bem condimentados.

Especificações

Mais Informações
Tipo Branco
Capacidade 750ml
País Portugal
Região Alentejo
Produtor Herdade do Esporão
Colheita 2017
Teor Alcoólico 14.5%
Castas Antão Vaz, Arinto, Roupeiro, outras em menor percentagem.
Engarrafamento Maio 2018
Estágio 6 meses em cubas de inox e em barricas novas de carvalho francês e americano.
Enólogo David Baverstock e Sandra Alves
Visual Aspecto cristalino, cor palha com reflexos esverdeados
Boca Na boca é cremoso, com estrutura e volume. É equilibrado e preenchido pela fruta, com final longo e intenso.
Vinificação Desengace, choque térmico, maceração pelicular, prensagem, decantação do mosto, fermentação com temperaturas controladas em cubas de inox em barricas novas de carvalho americano e francês, com estágio sobre as borras finas.
Prémios 17 pts Revista de Vinhos
Nariz Notas de fruta amarela, toranja e limão, com apontamentos de especiarias e uma tosta ligeira que acentua a frescura aromática.

Escreva o seu comentário

Está a avaliar:Esporão Reserva Branco 2017
Sua Avaliação
Nome
Resumo
Avaliação