Esteban & Tavares Crochet 2016

Crochet 2015 é um vinho “no feminino e feito a quatro mãos”, segundo o caracterizam as duas enólogas e autoras, Sandra Tavares da Silva e Susana Estéban. Com este vinho procuraram fazer um hino ao “espírito do Douro” e simultaneamente à amizade que une estas duas ilustres personalidades da enologia portuguesa, ambas com paixão pelo Douro, onde os seus destinos se cruzaram...

Esteban & Tavares Crochet 2016

29,00 €

Portes grátis para Portugal e Espanha continentais, em compras superiores a 50€.

... Podemos sem qualquer pudor afirmar que estas duas enólogas são do que há de mais promissor ao nível da enologia em Portugal (independentemente das questões de igualdade de género …), o que tem sido até agora demonstrado pela consistência dos seus vinhos e pela inovação, nas várias vertentes criativas, que têm conseguido trazer com os seus vários projectos.

Após uma vindima manual, em caixas de 15 kg, as uvas, colhida numa vinha da região de Cima Corgo, sofreram uma selecção rigorosa em mesa de escolha à entrada dos tegões. A sua fermentação deu-se em cubas de inox, tendo sofrido uma maceração prolongada para uma melhor e mais intensa extracção.

Após a referida maceração, as castas Touriga Franca e Touriga Nacional, que compõem o lote final em 60% e 40% respectivamente, estagiaram separadamente 18 meses em barricas de carvalho francês, sendo 40% barricas novas e 60% barricas usadas. Nesta fase de estágio, foi fundamental não só o trabalho de adega, com destaque para um rigoroso controlo de temperatura e atestos, mas também a composição do lote final, decidido em conjunto pelas duas enólogas. Deste vinho, foram feitas 3.300 garrafas.

De cor rubi intensa, no nariz apresenta-se com uma fruta de excelente qualidade e com uma expressão de grande profundidade aromática, que vacila entre a fruta delicada e a marcada mineralidade. Na boca, os taninos muito macios e suaves envolvem uma estrutura complexa e firme, própria de um grande vinho. É vigoroso e rigoroso, mas ao mesmo tempo com uma frescura que lhe confere extrema elegância. Tem um final cheio e longo, com nuances de grafite e pode ser bebido e provado na sua óptima forma durante os próximos 8 anos.

Para acompanhar sugerimos caça, como perdiz estufada ou galinhola.

Especificações

Mais Informações
Tipo Tinto
Capacidade 750ml
País Portugal
Região Douro
Produtor Susana Esteban & Dirk Niepoort
Colheita 2016
Teor Alcoólico 14.5%
Castas Touriga Franca, Touriga Nacional
Produção 3900 garrafas
Estágio Vinificação em cubas de inox com maceração pós estágio 18 meses em barricas de carvalho francês de 40% novas e 60% do segundo ano.
Enólogo Susana Esteban
Temperatura para servir 12-18ºC
Combinações Excelente servido com fortes carne e pratos de caça escuros.
Visual Cor rubi intensa
Boca Na boca as notas de fruta juntando taninos suaves mas presentes. Muito prolongada aftertaste.
Vinificação Colheita manual em caixas de 15 kg com selecção rigorosa na entrada da adega.
Prémios Revista Grandes Escolhas 18 pts
Nariz Aroma profundo e complexo a frutos vermelhos maduros

Escreva o seu comentário

Está a avaliar:Esteban & Tavares Crochet 2016
Sua Avaliação
Nome
Resumo
Avaliação