Mostrar sidebar

A melhor vindima em Lisboa dos últimos 20 anos

por Filipe Silva em
A vindima na região de Lisboa já é considerada a melhor das últimas duas décadas, com a produção de 125 milhões de quilogramas de uva e de 100 milhões de litros de vinho, segundo a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa.


"Foi uma ótima campanha. Na nossa região, nos últimos 20 anos, foi a melhor, porque juntou duas coisas que nem sempre se conseguem juntar: a qualidade da uva e a quantidade. Como vimos de dois anos em que se produziu um bocado menos do que num ano normal, fazia falta ter mais quantidade", disse à agência Lusa o presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa).

"Com um clima bem mais seco do que aquele que registámos no ano passado e a precipitação, apesar de escassa, a cair de forma certeira no calendário da vinha, 2015 trouxe para a região a melhor uva desde o início dos anos de 1990, o que se traduzirá, naturalmente, nos melhores vinhos dos últimos 25 anos", sublinhou Vasco Avillez.

A CVR Lisboa deverá certificar cerca de 35 milhões de litros de vinho, o que representará um encaixe financeiro para a região na ordem dos 100 milhões de euros. Em comunicado, a CVR Lisboa acrescenta que 2016 deverá, assim, "ter um desempenho acima da média no que respeita às exportações, reforçando a sua presença em mercados como os países nórdicos, Brasil, Estados Unidos, Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), Rússia, China e Angola".

Lisboa é a segunda maior região vitivinícola do país, logo a seguir ao Douro, exportando cerca de 65% dos vinhos que certifica. A Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa é a entidade responsável pela promoção e certificação dos vinhos desta região. A Região Vitivinícola de Lisboa engloba as Denominações de Origem de Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos, Colares, Encostas d'Aire, Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras.

Fonte: Lusa 
Carrinho cart 0