Mostrar sidebar

Americanos importam cada vez mais vinho luso

por Filipe Silva em
É inegável. O vinho português é cada vez mais apreciado pelos americanos, os números não enganam: de janeiro a maio a exportação de vinhos portugueses para os EUA aumentou cerca de 19.5% e nas principais revistas estão em constante destaque.

O vinho português está bem e os americanos recomendam-no, cada vez mais. Só nos primeiros 5 meses do ano verificou-se um aumento da exportação para os EUA em 19,5% - o que na prática equivale a 420 mil garrafas de vinho.

“Um grande ano”. É assim que o director de Marketing da ViniPortugal qualifica o ano que ainda vai a meio, não só pelos números, mas também pelos destaques que cada vez mais são recorrentes nas revistas entendidas na matéria, como a Wine Spectator.


WINE SPECTATOR

O ano de 2014 já tinha sido de grande destaque para os vinhos portugueses na revista: cerca de 11% de todos os vinhos provados pelos enólogos da revista em 2014 receberam entre 95 a 100 pontos – que corresponde à pontuação máxima – quando a média de global de todas as nacionalidades é de 0,1%.

Três vinhos portugueses tiveram também o privilégio de estarem no top 5 de vinhos, numa lista onde contavam os 100 melhores da conceituada revista americana.

Já este ano o vinho nacional conseguiu ainda o feito de ser capa da revista em Junho, que foi inteiramente dedicada aos vinhos lusos, ora relembre:





Mas não foi apenas na Wine Spectator que a vinicultura nacional teve lugar de referência: os leitores US Today também elegeram em 2014, numa votação online o Alentejo, como a melhor região vinícola para visitar.


4º MAIOR MERCADO

A entrada no top três está mesmo ali ao virar da esquina. Neste momento os EUA são o quarto país que mais importam vinhos portugueses, os segundos no que ao vinho tranquilo diz respeito.

Mas não fica por aqui. Dos cinco mercados para onde Portugal mais exporta o seu vinho, os EUA foi aquele que verificou um maior crescimento.

Para além do crescimento geral da exportação dos vinhos nacionais durante os meses de Janeiro a Maio, este crescimento é ainda maior se falarmos apenas dos vinhos tranquilos em que foi de cerca de 36,4% (exepto vinho do Porto, Madeira e espumantes).

Em todo o ano de 2014 os EUA exportaram 16 milhões de litros, o que representou um encaixe financeiro a rondar os 60 milhões de euros.



FORTE INVESTIMENTO EM PROMOÇÃO

De facto o ano de 2015 tem sido de enorme promoção dos vinhos portugueses em vários eventos: foi o caso do Aspen Food & Wine Classics, que ocorreu em Junho e é um dos festivais mais prestigiados de gastronomia e vinhos nos EUA ou por exemplo do evento para empresários vinícolas designado Find Importers Day Program.

Ainda em Outubro vão se realizar em várias cidades dos EUA as grandes provas anuais (onde vão estar vários vinhos nacionais), que vão passar por Nova Iorque, Chicago e São Francisco.

Se olharmos para os números, a ViniPortugal investiu este ano cerca de 1,5 milhões de euros este ano em promoção, organizando 142 provas de vinho dentro de supermercados.
Carrinho cart 0