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Compra de vinhos aumentou em 2015
Nos primeiros 9 meses do ano de 2015 foi registado em Portugal um aumento das vendas de vinho em 2,7% face ao ano anterior, o equivalente a 13 Milhões de Euros.
Os portugueses compraram mais vinho no ano passado. Quem o diz é o IVV (Instituto da Vinha e do Vinho), em comunicado. De acordo com a mesma fonte, verificou-se uma diminuição das quantidades vendidas no canal Horeca (Hotéis, Restaurantes e Cafés) na ordem de -1.2%, mas com um ligeiro aumento do valor das vendas (1.46%) e um consequente aumento de 2.7% do preço médio por litro (€5.68/L).
É nos vinhos do Alentejo que se regista o maior crescimento, em qualquer dos canais, tendo-se verificado um aumento de 25,6% ao longo do ano, sendo seguido de longe pelos vinhos do Minho (vinhos verdes), cuja quota se fixou nos 10,3%. De salientar ainda uma surpreendente ascensão do Douro ao terceiro lugar, ultrapassando a região de Setúbal.
No que diz respeito a uma geral redução do preço por unidade, segundo comentou João Paulo Martins, o autor do Guia Vinhos de Portugal 2016, o facto explica-se devido ao "enorme peso que a grande distribuição tem na marcação dos preços, o que leva aos esmagamentos das margens ao produtor - o que também se verifica noutros ramos, não só nos vinhos."
Os portugueses compraram mais vinho no ano passado. Quem o diz é o IVV (Instituto da Vinha e do Vinho), em comunicado. De acordo com a mesma fonte, verificou-se uma diminuição das quantidades vendidas no canal Horeca (Hotéis, Restaurantes e Cafés) na ordem de -1.2%, mas com um ligeiro aumento do valor das vendas (1.46%) e um consequente aumento de 2.7% do preço médio por litro (€5.68/L).
É nos vinhos do Alentejo que se regista o maior crescimento, em qualquer dos canais, tendo-se verificado um aumento de 25,6% ao longo do ano, sendo seguido de longe pelos vinhos do Minho (vinhos verdes), cuja quota se fixou nos 10,3%. De salientar ainda uma surpreendente ascensão do Douro ao terceiro lugar, ultrapassando a região de Setúbal.
No que diz respeito a uma geral redução do preço por unidade, segundo comentou João Paulo Martins, o autor do Guia Vinhos de Portugal 2016, o facto explica-se devido ao "enorme peso que a grande distribuição tem na marcação dos preços, o que leva aos esmagamentos das margens ao produtor - o que também se verifica noutros ramos, não só nos vinhos."