Blog
Gigante japonês das bebidas aposta no vinho
Com uma quota de quase 40% do mercado, o grupo Asahi é o maior dos 3 gigantes cervejeiros japoneses, seguido pela Kirin (35%) e pelo grupo Suntory (15%). Por sua vez, a Unison Capital é um importante fundo de investimento privado que, desde 2011, detinha a garrafeira Enoteca.
Não foram divulgados detalhes da transação que deverá ficar concluída em Março. Mas, para se ter uma ideia da dimensão do negócio diga-se que as vendas de vinho da Enoteca, retalhista que também opera em Shangai, Hong-Kong e Coreia do Sul, registaram um crescimento de quase 20% no último ano fiscal, totalizando 17,3 mil milhões de ienes (127,2 milhões de euros).
A Enoteca já esteve cotada no segundo Mercado da bolsa de Tóquio, mas passou a capital privado em 2011. É uma aposta de vulto por parte da Asahi, com uma mensagem inequívoca para o mercado, tendo em conta que o vinho representava apenas uma pequena percentagem do volume de negócios do grupo. Correspondendo assim ao crescimento sustentado do consumo: em 2013 as compras de vinho no Japão aumentaram 3,6% e, segundo os últimos indicadores, terão crescido 5% o ano passado.
Fonte: agência Reuters