Mostrar sidebar

Truques simples para combinar vinho com as suas refeições.

por Édi Mamede em

Quantas vezes lhe aconteceu estar sentado à mesa, pronto para começar a sua refeição e alguém pergunta: "o que vamos beber? Tinto ou branco?".

Esta questão começa muitas refeições, até aqui na wine.pt, por esse mesmo motivo decidimos pesquisar sobre o assunto e encontrar as melhores combinações para diferentes pratos e tipos de comida.

Claro que, no final de tudo, a melhor combinação (e a que mais apoiamos) é aquela que mais lhe agrada. No entanto, se precisar de conselhos, convidamo-lo a ler até ao fim.

Avisamos, desde já, que este artigo pode dar vontade de ir petiscar ou bebericar algo, mas mantenha-se connosco e faça-o com as nossas sugestões.

Entradas

Comecemos pelo início. O que vai comer de entrada?

Se tiver à sua frente pratos leves compostos por marisco, saladas ou sushi, então opte por vinhos novos de casta Alvarinho, Fernão Pires, ou Arinto.

Estas castas produzem vinhos leves e bastante aromáticos, onde predominam os sabores e aromas cítricos e por vezes tropicais, que combinam na perfeição com pratos igualmente leves.

Sugestões Wine.pt:

- Aveleda Alvarinho 2019

Monólogo Arinto P24 2019

Prato Principal

Agora aqui há uma enorme divergência de escolhas, pois, por norma, carne e peixe preferem vinhos diferentes. Ora vamos dividir por pratos.

 

Peixe

Vai comer um belo peixe assado no forno ou grelhado na brasa? Então um vinho da casta Encruzado poderá ser a sua opção mais válida. Apresentando aromas delicados a rosas e violetas e leves notas citrinas, esta casta do Dão fará uma ótima companhia à mesa.

Sugestões wine.pt:

-  Ribeiro Santo Encruzado 2019

- Quinta dos Carvalhais Reserva Branco 2017

 

Carne

Ora se vai comer carne, terá de escolher um vinho tinto, certo? Errado. Os vinhos brancos também fazem combinações perfeitas com alguns pratos, como por exemplo carnes de aves grelhadas ou assadas, nomeadamente peru ou galinha. Para estes sugerem-se vinhos brancos encorpados e, preferencialmente, com estágio em madeira, por exemplo da casta Alvarinho ou Encruzado.

Sugestões wine.pt: 

- Automático Branco 2019

- Pluma Alvarinho 2019

"Então e para carnes vermelhas, como devo acompanhar?" deve estar a perguntar-se. Neste caso, sejam grelhadas ou assadas no forno, a lógica é a de combinar com vinhos tintos encorpados, compostos por castas como Touriga Nacional, Baga, ou Aragonês. Estas produzem vinhos muito aromáticos, sobretudo a frutos vermelhos, silvestres e pretos, por isso merecem ser acompanhados com pratos mais elaborados.

Sugestões wine.pt:

- Marquês de Marialva Reserva Baga 2015

- Ribeiro Santo Touriga Nacional 2016

- Fitapreta Tinto 2018

- Monte da Capela Touriga Nacional 2018

 

Deixámos-lhe de água na boca? Então já sabe como deve impressionar a sua mesa na sua próxima refeição.

Encomende já o seu vinho e receba-o no conforto de sua casa até 3 dias úteis. Se quiser alguma sugestão, ou tiver alguma para nos fazer, contacte-nos através das nossas redes sociais ou através do info@wine.pt.

Carrinho cart 0