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Vinho laranja: esta poderá ser a moda em 2017

por Filipe Silva em
Combina a riqueza do tinto e a frescura do branco: o vinho laranja parece ser o tipo de vinho a ter em conta no próximo ano

Também conhecido como o quarto vinho, o vinho laranja, apelidado assim pela sua cor e não porque contenha qualquer citrino na sua composição, tem cada vez mais fãs: no passado verão, o Ritz Hotel em Londres, acrescentou à sua tradicional lista de 800 vinhos “Livre du vin”, 5 vinhos alaranjados. Por outro lado, segundo o Bloomberg, os vendedores de vinho em Nova Iorque também se aperceberam do aumento da procura deste tipo de vinhos, aumentando a oferta deste produto.

Este vinho que mistura em si algumas das características do tinto e do branco foi elogiado pela especialista em vinhos da ITV (série sobre vinhos), Amelia Singer que afirmou recentemente ao Evening Standard que este tipo de vinhos são “incrivelmente versáteis” e podem ser acompanhados por pratos de queijo, assim como pratos indianos, etíopes, persas e marroquinos, devido à sua acidez e ao facto de serem extremamente frutados.

Ressurgimento de um produto antigo

No entanto, beber vinho laranja não é uma tendência totalmente nova. O vinho laranja foi pela primeira vez produzidos há alguns séculos atrás, em George (cidade localizada no estado norte-americana do Texas) e reaparecereu nos últimos anos, tendo sido produzidos sobretudo na Eslovénia e em Itália.

O processo de criação deste vinho tem algumas particularidades: o suco da uva e as peles são separadas imediatamente quando o vinho branco é feito, sendo que as peles são deixadas para o vinho laranja. Este processo conhecido como contacto com a pele (em inglês, skin contact) produz taninos. As peles podem ser mantidas no vinho entre uma semana a um ano para dar diferentes cores e sabores. Para além disto, este é um vinho com poucos aditivos, o que resulta num vinho mais frutado no sabor.

O vinho laranja é, no entanto, produzido ainda em pequenos carregamentos e portanto é mais fácil encontra-lo num bar de vinhos do que num supermercado.
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