Mostrar sidebar

Bem-vindos a Reguengos

por Filipe Silva em

Reguengos de Monsaraz sucede a Jerez de La Frontera como Cidade Europeia do Vinho, com uma série de eventos que se inicia pelas 11:00 de amanhã, dia 20 de Fevereiro, com a receção às comitivas no Salão Nobre dos Paços do Município, seguindo-se pelas 17:00, a visita aos enoturismos da Ervideira e da CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz.

Pelas 21:00, no Auditório Municipal, realiza-se o espetáculo inaugural, que integra o concerto de estreia da Orquestra de Câmara do Alentejo, o Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, o Coro Polifónico Eborae Mvusica e o Coral Públia Hortênsia de Castro. Temos assim vinho e música, com o inevitável Cante Alentejano, a celebrar a distinção atribuída pela RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho, que integra cidades da Alemanha, Áustria, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália e Portugal, conhecidas pela produção de vinho.

No dia seguinte, sábado, pelas 10:00, na Biblioteca Municipal, terá lugar a reunião do Conselho de Administração da RECEVIN. Pelas 11:30 as comitivas vão visitar os enoturismos do Esporão e da Granacer. À tarde, o Salão Nobre do Município recebe os atos oficiais da Cidade Europeia do Vinho 2015 e será assinado o convénio entre o Município de Reguengos de Monsaraz, a RECEVIN e as anteriores Cidades Europeias do Vinho, nomeadamente Palmela (Portugal), Marsala (Itália) e Jerez de La Frontera (Espanha).

Pelas 16:30, no Palácio Rojão, decorre a inauguração do espaço Vinho com Arte, um local para exposição, promoção, venda e provas de vinhos do concelho. Reguengos de Monsaraz brinda à Cidade Europeia do Vinho pelas 17:30, na Praça da Liberdade, numa celebração que terá novamente música e produtos regionais.

À noite, no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições, decorre a Gala que marca o arranque oficial com a entrega da bandeira com a distinção de "Cidade Europeia do Vinho 2015" à Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz. É a ocasião para juntar três géneros musicais classificados como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO: o Cante Alentejano, o Fado e o Flamenco. Em palco vão estar o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, o Nayara Ballet Flamenco de Sevilla e os fadistas António Pinto Basto, Teresa Tapadas e Gustavo Pinto Basto.

Um aperitivo para um ano recheado de eventos, como a 1ª edição da ViniReguengos, o Simpósio Europeu de Confrarias Enogastronómicas, o Congresso da Vinha e do Vinho, o Colóquio "Prospecção em Larga Escala e Conservação da Diversidade das Castas de Videira em Portugal". Em pano de fundo estará sempre o Cante alentejano, passeios de barco no Alqueva e, claro, provas e mais provas de vinho.

Está ainda previsto um Slow Food Alto Alentejo, fins de semana temáticos em restaurantes e observações astronómicas noturnas com provas de vinho, segundo o programa fornecido pela autarquia. Um programa que será promovido em feiras como a Bolsa de Turismo de Lisboa, ExpoVinis Brasil, ForumVini Munique e London Wine Fair, na ANA – Aeroportos de Portugal e em ações de formação em Angola, Estados Unidos, Brasil e Suíça.

Atendendo à dimensão do evento, Reguengos de Monsaraz elaborou a sua candidatura em parceria com Évora e Elvas, classificadas Património Mundial pela UNESCO. «Temos todo o interesse em manter uma parceria estratégica com Évora e Elvas para termos dimensão para preencher um evento destes, ganhando escala, não só ao nível do alojamento turístico, mas também em termos de património, como fator de atração», adianta o presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, enfatizando a importância do vinho cuja «produção é o principal motor da economia local, com uma faturação de 40 a 45 milhões de euros na totalidade dos produtores locais».
Carrinho cart 0