Blog
Centro de Congressos do Estoril volta a ser o palco do Must Fermenting Ideas
“Um local de fermentação de ideias, um espaço de diálogo e troca de ideias sobre o futuro do mundo do vinho”. É assim que no seu site oficial, o Must Fermenting Ideas, que decorre entre os próximos dias 26 a 28 de junho, é apresentado.
O Must reúne assim especialistas, jornalistas e convidados de todo o mundo – ao todo já passaram pelas várias edições do Must pessoas de 31 países diferentes – para falar sobre como a tecnologia, as redes sociais e as alterações climáticas influenciam a indústria, entre muitos outros temas.
Felicity Carter, diretora da revista Meininger’s Wine Bussiness International, promete abordar um que tem tudo para causar polémica – “Vinho no masculino” é o título dado à sua intervenção, no qual a diretora lança a questão: será que o facto da indústria de vinhos ter sido sempre dominada por homens pode ter influenciado e limitado os critérios de avaliação nas provas? Carter acredita que sim.
Mas antes disto, o dia abre com uma outra pergunta. Adam Lechmere instiga os presentes a refletirem – poderá o enoturismo existir sem o envolvimento dos produtores?
Ainda nessa manhã Gaia Gaja falará da biodiversidade e de “hotéis” de insectos.
No segundo dia a já recorrente mas sempre importante questão lançada por Rodrigo Sepúlveda Schulz: estará o vinho desfasado das novas tecnologias?
Um pouco antes Lisa Perroti Brown poderá abordar a vida do vinho para além das pontuações. O vinho na China e o e-commerce serão outros assuntos na ordem do dia.
O último dia, foca-se também, como não poderia deixar de ser nas alterações climáticas. Temas como Vinho e ética…saber o que bebemos; Seca e Gestão da água na vinha e até o Projeto de conservação da biodiversidade genética da videira portuguesa, são tudo assuntos que serão abordados no último dia de ‘fermentação’ e que direta ou indiretamente estão relacionados com o tema das alterações climáticas.
Mas se quiser apurar melhor as ideias para decidir se vai ou não marcar presença, o melhor mesmo é consultar o site oficial onde poderá tirar todas as dúvidas.