Blog
Do pão ao vinho
Neste percurso pedestre, o caminhante poderá aprecia a beleza natural da zona de lazer da Lapa, passará por antigas azenhas e por pontes medievais, subirá da Lapa até aos Moinhos de Entrevinhas e atravessará as vinhas da Quinta do Vale do Armo, sempre envolvido por uma paisagem deslumbrante.
O percurso tem 9,5 km, duração aproximada de três horas e grau de dificuldade nível III, ou seja, algo difícil. A participação nesta atividade é gratuita e não se encontra sujeita a inscrição.
Recorde-se que, em Setembro passado, já foram inaugurados dois percursos desta rede:A Via Romana, em Valhascos, e O Trilho do Pastor, em Sardoal.
A recuperação e preservação do património cultural, ambiental e natural têm sido assumidas pelo Município de Sardoal como importantes orientações estratégicas. Desta forma, a definição de uma rede de percursos pedestres neste Concelho tem como finalidade dar a conhecer este património de forma estruturada, organizada e integrada. A Câmara Municipal de Sardoal planeia inaugurar o quarto percurso da rede no próximo mês de janeiro.
O pedestrianismo, enquanto uma modalidade dos denominados desportos de natureza, contribui diretamente para o desenvolvimento socioeconómico das zonas rurais.