Mostrar sidebar

Douro: produção desce 11%

por Filipe Silva em

Esclarecimento prévio, no Douro, qualquer número referente à produção de vinho multiplica-se por 550, tantos litros quantos cabem na tradicional barrica duriense. Assim, quando dizemos que a produção se cifrou em 246 mil pipas, equivale a dizer que a região produziu qualquer coisa como 135 milhões de litros de vinho! Balanço oficial da vindima 2014, feito pelo IVDP. Apesar das condições climatéricas desfavoráveis, com uma precipitação acumulada acima do normal (por exemplo, Setembro, mês de vindimas, foi o 5º mais chuvoso desde 1931), afetando a produção com desavinho, míldio e oídio, a "quantidade final foi mais elevada do que o expectável" conclui o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).

Representa uma descida de 11% em relação à campanha de 2013, que quase atingiu as 276 mil pipas (275.717 pipas de 550 litros). Este ano, de vinho do Porto foram produzidas quase 130 mil pipas (129.912) e de vinho do Douro quase 80 mil (79.940), sendo a restante produção de moscatel e vinho regional duriense. Traduzindo para uma medida mais familiar, quer dizer que a produção de generoso ronda atualmente 71 milhões de litros, não duplicando sequer a produção de vinho de mesa D.O. (44 milhões de litros). Ou seja, aproxima-se de metade do total de vinho produzido, o que representa uma mudança de vulto no perfil da região demarcada!

Durante a época de vindima, uma equipa de 10 fiscais do IVDP intensificou a fiscalização, desde o corte das uvas, ao transporte e entrada nos centros de vinificação para garantir a genuinidade dos vinhos da região. De acordo com o balanço do organismo público, este ano foram fiscalizados 412 centros de vinificação, enquanto no ano passado foram 236. Nestas ações, o IVDP contou com a colaboração da ASAE e da GNR dos distritos de Vila Real, Bragança, Guarda e Viseu.

A missão fundamental do IVDP, com sede no Peso da Régua, distrito de Vila Real, é promover os vinhos do Porto e do Douro em Portugal e no mundo e garantir o controlo da qualidade e quantidade destes produtos.

Carrinho cart 0