Mostrar sidebar

Lagoa Wine Show

por Filipe Silva em
Num fim de semana em que milhares de portugueses rumam a Sul, em busca da primeira praia do ano, o «Lagoa Wine Show» promete desviar muitos desses visitantes para o Centro de Congressos do Arade, no Parchal, no que pretende ser uma das maiores exposições de vinhos no sul do país. Mostra complementada com os sabores regionais (queijos, enchidos, azeites, iguarias) e acessórios do vinho, num programa que inclui debates, palestras e animação.

Lagoa, que sobretudo na primeira metade do século XX se afirmou como terra de vinho, tem vindo a assistir à transformação do setor, sustentada por novas apostas. A antiga Cooperativa – hoje denominada Adega Única, por ser, de facto, a única cooperativa ainda existente no Algarve – está em decadência, mas vão-se afirmando alguns particulares, com novas castas, novas técnicas e, sobretudo, uma atitude mais moderna face ao mercado.

Sobretudo a produção de brancos e rosés conhece forte expansão, pois são vinhos com saída garantida no Verão, em linha com o fluxo turístico. De resto, o vinho pode ser uma arma importante para reduzir a sazonalidade do turismo de sol e praia, potenciando também o espaço rural e o turismo de natureza.

Segundo a Rota dos Vinhos do Algarve, há que recuperar o passado da região, nessa matéria: «há numerosas referências relativas à tradição e importância da vinha no Algarve. Pensa-se que foram vários os povos que introduziram a vinha na região: Fenícios, Gregos e Celtas. Existem ainda referências importantes sobre o vinho, como as descritas no “Foral de Tavira” (1266) por D. Afonso III, ou no “Foral de Porches” (1286) por D. Dinis».

A Região Demarcada do Algarve, estabelecida em 1980, coincide geograficamente com o distrito de Faro, abrangendo por isso toda a faixa sul do nosso litoral, e engloba 4 denominações de origem: DOC Lagos, DOC Lagoa, DOC Portimão e DOC Tavira.

Depois de, em 2014, a Câmara de Lagoa ter dedicado o ano ao Mar, desta vez, em 2015, é esse universo que pretende promover, com uma série de iniciativas sobre o Vinho. A começar já por este Lagoa Wine Show.

Carrinho cart 0