Mostrar sidebar

Museu do vinho Bairrada: exposição 2 em 1

por Filipe Silva em

Neste novo ciclo expositivo, sempre com o Vinho a dar o mote para a criação artística, é a fotografia a técnica escolhida para revelar duas perspetivas distintas do universo Bairrada. José Fangueiro apresenta “A arte da tanoaria – os últimos”, uma mostra concebida para o Museu do Vinho Bairrada, contemplando uma vasta coleção de imagens captadas nalgumas tanoarias portuguesas, homenageando os homens que dão vida a esse saber ancestral.

Resgatam-se expressões, habilidades e saberes do passado, culminando com momentos registados nalgumas caves emblemáticas da Bairrada. A exposição é complementada pelo documentário “A Arte da Tanoaria”, realizado por Roger Nicolau, e tem como pano de fundo uma trilha sonora da autoria de Fernando Alves, jornalista da TSF.


Encontra-se também exposto, pela primeira vez, um vasto conjunto de equipamentos e de ferramentas associados à tanoaria, que o Museu do Vinho Bairrada tem vindo a integrar nas suas coleções e que não haviam sido ainda apresentados ao público.

“Bairrada, a musa do espumante”, de Pedro Nóbrega, é uma mostra igualmente idealizada a pensar no Museu do Vinho Bairrada. Trata-se de um conjunto de fotografias dedicado aos Espumantes Bairrada, e que, segundo o seu autor, “recria um círculo entre o espumante e a sua musa”, sendo sua intenção “mostrar, em cada peça, uma fase distinta da sua produção em que a sua musa a influencia”.


As exposições estarão patentes até 10 de maio, de terça a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e aos fins-de-semana, das 10h00 às 19h00.

Carrinho cart 0