Blog
Moldávia tem aeroporto dedicado ao vinho.
“Vinho da Moldávia” é o novo nome do aeroporto antigamente conhecido por Aeroporto internacional de Chisinau. Este nome foi escolhido através de uma votação online.
As mais de 8 mil pessoas que participaram nesta votação online, com o objectivo de renomear o aeroporto outrora conhecido por Chinisau, valorizando um aspecto da cultura do país, optaram por dar destaque ao vinho.
‘Vinhos da Moldávia’ foi assim o nome escolhido, em detrimento de outros como o do compositor Eugen Doga ou o da primeira piloto feminina da Moldávia, Olga Culic. É esperado que esta escolha sirva para espalhar a mensagem aos turistas de que a Moldávia é um país do vinho.
Indústria do vinho da Moldávia.
A indústria vinícola da Moldávia sofreu muito com os conflitos abertos com a vizinha Rússia, num passado relativamente recente, que levaram à proibição de exportação de vinhos da Moldávia para aquele país.
Entretanto, e como forma de resposta às proibições russas, a União Europeia flexibilizou as barreiras comerciais com a Moldávia. Atualmente, de acordo com a organização que promove os vinhos da Moldávia, estima-se que 67 milhões de garrafas sejam exportadas em todo o mundo.
Principais variedades cultivadas na Moldávia.
Entre as principais variedades de vinhas internacionais cultivadas na Moldávia incluem -se Cabernet Sauvignon, Merlot, Sauvignon Blanc e Pinot Noir. Para além destas, também são cultivadas Rkatsitel e Aligoté, castas típicas das regiões vinícolas da Europa oriental e ainda variedades indígenas como a Feteasca Alba, Feteasca Nelba e Rare Neagra.