Mostrar sidebar

O vinho pode prevenir intoxicações

por Filipe Silva em

Comeu alguma coisa que lhe caiu mal e que lhe estragou as férias? Se isso lhe voltar a acontecer ou for a um restaurante em que não consegue confiar a 100% … beba vinho.

Pelo menos, é este o conselho do cientista inglês Richard Conroy. De acordo com o cientista, o vinho pode ser uma boa solução para fazer face às intoxicações alimentares. Isto porque de acordo com Conroy  a acidez e o álcool fazem com que o estômago consiga eliminar mais facilmente os possíveis agentes patogénicos presentes na comida.

No entanto, nem todos estão de completamente de acordo com Conroy. Randy Worobo (também ele cientista)  defende que destruir os agentes patogénicos presentes no organismo não é uma tarefa assim tão simples.

Segundo Worobo, para o vinho ter esse efeito é necessário consumi-lo enquanto estiver a ingerir os possíveis agentes patogénicos ou pouco tempo depois, o que pode ser um problema visto que na grande maioria das vezes as pessoas não sabem que o estão a fazer.

Para além disso, a quantidade de álcool que se ingere também tem influência:

“Quanto maior for a percentagem de álcool, maior a capacidade de eliminar os agentes patogénicos presentes nos alimentos. Desta forma um vinho com 14% de volume de álcool será mais efectivo do que uma cerveja”, explica o cientista.

Na dúvida, beba um copo de vinho…mal não lhe fará.

Carrinho cart 0