Blog
Vinho francês afinal era espanhol
Rosés de Espanha eram vendidos como se fossem franceses.
É mais recente polémica no mundo dos vinhos. Milhões de litros de rosé de Espanha foram vendidos como se viessem de França. Porquê? Para venderem mais caro e obterem mais lucro.
Isto porque o vinho francês é vendido a mais do dobro do preço do espanhol. Ao todo foram mais de 70 mil hectolitros de vinho, 10 milhões de garrafas de vinho e um lucro muito superior ao suposto.
A primeira denúncia de que algo não estava bem chegou à Direcção Geral de Concorrência, Consumo e de Luta contra a Fraude (DGCCRF) em 2015 e fez com que se abrisse uma investigação sobre o caso no ano seguinte.
Terminada a investigação a DGCCRF realizou um estudo que foi agora publicado pelo jornal francês Le Parisien e confirmado pela Associated France Press, em que se conclui que quatro companhias diferentes estiveram envolvidas neste esquema de falsificação, cada uma com volumes entre dois mil e 34.500 hectolitros.
No relatório é ainda explicado que os vinhos espanhóis foram vendidos com o selo de origem geográfica de França, levando as pessoas ao engano e permitindo-lhes vender a um preço muito mais elevado.