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Preço médio dos vinhos cai no primeiro trimestre.

por Filipe Silva em
Segundo o último relatório da empresa de estudos de mercado AC Nielsen, o consumo de vinhos em Portugal registou um aumento, entre Janeiro e Março, de 2,85% face ao ano de 2014. No entanto, o valor correspondente às vendas foi igual ao do ano passado, o que indica uma queda generalizada do preço médio de venda.
Os vinhos certificados aumentaram as suas vendas em volume e em valor, registando também uma ligeira baixa de preço e o vinho de mesa (cuja designação deixou de ser obrigatória colocar no rótulo) vendeu mais quantidade, mas com menor preço médio.
Quanto à distribuição, os hipers e supers aumentaram a quantidade das suas vendas, crescendo em valor e compensando a quebra de consumo que se continua a assistir na restauração. Recorde-se que, apesar do IVA do vinho continuar a ser de 13%, na restauração paga-se 23%, o que tem contribuído para aumentos de preços e diminuição das vendas.
No mesmo período, os vinhos certificados (vinhos com indicação de origem geográfica) representam, segndo a Nielsen, 43,3% do total do consumo, equivalendo esta quota a 885.243 litros.
A região que lidera a preferência do consumidores continua a ser o Alentejo, a qual, a par da região do Minho, Dão, Douro e Lisboa conseguiu, neste mesmo período, aumentar a sua quota de mercado. Os vinhos do Dão foram, por sua vez, os que mais baixaram os preços.
De salientar que as compras nos hipers e supers já começam a reflectir a tendência, que parece ter vindo para ficar, das promoções (entre os 25% e os 50%), as quais muito frequentemente se verifica em marcas lançadas apenas para esse efeito, sendo introduzidas inicialmente a preços inflaccionados, a fim de se criar no consumidor, ao deparar-se com promoções agressivas, a ilusão de poupança.
Noutro mercado que não o do vinho (o das cervejas), este nível intenso de promoções provocou o facto de 66% das vendas atuais deste tipo de produtos em Potugal se efectuar apenas com promoção.
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