Mostrar sidebar

Touriga Nacional: a casta rainha de Portugal.

por Filipe Saavedra em

A Touriga Nacional é, hoje, a casta mais conhecida de Portugal. (Quase) sempre presente, é progenitora de alguns dos melhores vinhos portugueses.

Acredita-se, sendo amplamente aceite na comunidade, que a Touriga Nacional é originária da região do Dão, tendo representado, no século XIX, 90% dos vinhedos plantados. No entanto, devido ao seu baixo rendimento e consequente desafio comercial, as pantações caíram para 5% em meados do século XX e apenas para uma minúscula representação de 0,1% na década de 70.

De forma a evitar o desaparecimento da casta, um grupo de profissionais decidiu estudar e aumentar o rendimento produtivo e comercial das vinhas, tendo-o conseguido na década de 90, permitindo o "renascimento" da Touriga Nacional.

Devido a este movimento, a casta foi clonada e plantada por todo o território nacional, revelando uma boa adaptabilidade a diferentes terroirs e condições climatéricas.

Os cachos são delicados, compactos e com pesos que variam entre as 100 e as 200 gramas. Os bagos são pequenos, arredondados, bem definidos e de coloração negro azulada. A sua pele tem boa espessura, o que ajuda na obtenção de cores intensas. A polpa é suculenta e o seu aroma varia entre o floral e o frutado, mas sempre nobre.

A Touriga Nacional tem grande aptidão para vinho monovarietal, apesar de ser muito pretendida para blend com outras castas.

Produz vinhos monovarietais macios, redondos e quentes, com aromas a frutos vermelhos escuros, muito maduros, com presença de aromas florais, predominantemente a violeta. Embora produza vinhos elegantes, tem especial apetência pela barrica.

Em termos de harmonização, uma vez que os seus vinhos são expressivos e estruturados, requer, igualmente, pratos ricos e com carácter.

Opte por carnes vermelhas (grelhadas ou assadas), assim como pratos de cordeiro assado, costela de porco, ou feijoada. Para o final da refeição é um excelente acompanhamento de queijos maduros.

A Touriga Nacional aguçou-lhe a curiosidade? Então sugerimos os seguintes vinhos monovarietais para descobrir as potencialidades da casta.

Quinta dos Carvalhais Touriga Nacional

Ribeiro Santo Touriga Nacional 

Adega Mãe Touriga Nacional 

ENTREGAS ENTRE 1 A 2 DIAS ÚTEIS A PARTIR DA DATA DE PAGAMENTO DA SUA ENCOMENDA.
Portes Grátis para encomendas acima de 50€ para Portugal e Espanha Continentais
Carrinho cart 0