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Vinho enlatado: moda nos EUA chega a Portugal?
No mercado americano desde 2009, este ano as vendas de vinho enlatado registaram um crescimento assinalável e esta é já uma nova tendência no mercado vinícola norte-americano. Em Portugal, já existem latas de vinho à venda, mas ainda não se pode falar de um consumo significativo.
MANCAN RED WINE – O INÍCIO DO BOOM
Quando em Novembro de 2015 a marca MANCAN lançou no mercado, latas de vinho "para homens", a ideia esteve longe de ser aceite de forma unânime. Com o mote de que os homens não teriam mais de optar por uma lata de cerveja para manterem a sua masculinidade, a campanha gerou polémica e vários debates sobre as questões de género.
A ideia não agradou também a muitos apreciadores de vinho mais tradicionais mas o que é certo é que a polémica terá contribuído para que a campanha se espalhasse e que tivesse o impacto desejado no público alvo deste recente mercado: os jovens adultos.
Depois da Mancan, outras empresas de renome criaram as suas próprias latas: West Side Wine Co., a Union Company, a Porch Pouder e a Lila Wines são alguns dos nomes mais conhecidos.
VANTAGEM COMPETITIVA
Cada vez mais o lado prático dos produtos tem importância acrescida e o mercado da venda de vinhos não é (pelos vistos) excepção. Neste sentido o conceito de vinho enlatado representa uma novidade: fáceis de transportar e sem o risco de se partir, não precisam de saca-rolhas, nem de copos, o que representa vantagens competitivas óbvias face à tradicional garrafa de vinho.
A qualidade dos vinhos e o seu sabor é apontado por muitos como a grande surpresa pela positiva, com muito apreciadores desta nova moda a realçarem que o vinho não perde qualidade.
Pelas suas características o vinho enlatado destina-se aos jovens adultos, que ao contrário dos apreciadores mais tradicionais, optam cada vez mais pelo chamado “consumo on the go” (em movimento) a que estas latas se adequam perfeitamente.
TENDÊNCIA JÁ ENTROU NO MERCADO NACIONAL
Apesar da venda de vinho enlatado no mercado português estar ainda numa fase embrionária, já é possível encontrar estas latas em algumas lojas, em dois tamanhos distintos: 20 e 25 cl. A Fashion Drinks, empresa responsável pela comercialização das marcas Rich Prosseco (que vende vinho enlatado), Vino & Fashion, Wild Pelicann e Ciao, decidiu investir neste novo negócio.
A empresa realça as vantagens que os apreciadores de vinho já reconhecem nestas latas, que são “ convenientes para muitas ocasiões fora de casa, como em piqueniques, festivais de música, eventos desportivos, discotecas ou bares”. Outros factores como o preço e ainda o facto de serem “recicláveis”, o que permite que sejam “reaproveitadas” podendo “voltar às prateleiras no prazo de 60 dias (em média), são também apontados pela empresa.