Mostrar sidebar

A primeira vinha de telhado num prédio de Nova York.

por Filipe Silva em

“Rooftop Reds” é o nome dado à "primeira vinha do mundo, plantada num telhado de um prédio que – segundo os seus criadores - será comercialmente viável". A vinha, plantada num terraço na cidade de Nova York, terá a sua primeira produção pronta a ser vendida por 1.000 dólares a garrafa, a partir de 2019, segundo anunciaram os proprietários.

 

Esta “vinha urbana” está plantada no último piso do New York Brooklyn Navy Yard, um parque industrial com mais de 120 hectares, onde se encontram instaladas várias empresas.

 

As videiras foram plantadas num sistema especialmente desenvolvido pela empresa Rooftop Reds com a colaboração de técnicos da produtora Finger Lakes e ainda com a colaboração da Universidade de Cornell. Neste terraço de cerca de 1,5 hectares foram plantadas 168 videiras em 42 recipientes especialmente concebidos para o efeito, tendo a primeira vindima ocorrido no passado mês de outubro.

 

O fundador da Rooftop Reds, Devin Shomaker, é formado em viticultura e enologia e já abriu o local para visitas ao público em abril do ano passado. Shomaker afirmou pretender que o vinho, ao ser vendido pelo preço de mil dólares a garrafa venha a ser um vinho para coleccionadores, uma vez que este "será o primeiro de seu tipo, sendo extremamente limitado."

 

Cada videira foi plantada em 36 centímetros de solo, 40% do qual foi esmagado com vidro reciclado, simulando-se assim a presença de areia e criando o que Shomaker descreve como um "solo leve e sustentável, semelhante ao de uma vinha tradicional”.

 

No Rooftop Reds foram plantadas as castas Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Malbec e Petit Verdot. Depois de colher as suas primeiras uvas no mês passado, Shomaker anunciou que as primeiras 30 caixas irão estar prontas para venda em 2019. As uvas foram vinificadas na adega de Point of the Bluff Vineyards, onde o vinho se encontra actualmente em estágio.

 

Durante o verão, a vinha podia ser visitada durante qualquer dia da semana, em diferentes horários, podendo os visitantes marcar a visita ou outro tipo de eventos no site http://www.rooftopreds.com/

 

Para Shomaker, que instalou a vinha enquanto ainda era estudante de viticultura no Finger Lakes Community Colleg "há todo um misticismo em torno da cultura do vinho, mas quantas pessoas sabem ao certo o que as videiras precisam para crescerem e se desenvolverem? A viticultura resume-se a ciência e é isso o que estamos a provar neste telhado ".

 

Carrinho cart 0