Mostrar sidebar

Ele há copos e… copos!

por Filipe Silva em

Há quem diga que “o vinho é o melhor local para se encontrar com os amigos”. José Maria Alves percebeu que este encontro estava limitado quando num piquenique quis bebê-lo e não conseguiu. A razão? Porque não levou o saca-rolhas. Depois disso, recordou todas as ocasiões em que lhe tinha apetecido degustar a bebida e não o tinha feito porque simplesmente não havia nada à disposição. Foi a partir daí que, depois de se juntar a outros dois amigos — Pedro Ramalho Fontes e Carlos Leitão – apreciadores com apetência para o empreendedorismo, surgiu a ideia de criar “um copo de vinho pronto-a-beber com 187 mililitros [equivalente a um quarto de garrafa de vinho] numa embalagem inquebrável, fácil de transportar e que garante uma experiência idêntica ao tradicional copo de vidro”. Poucos meses depois, conseguiram o apoio de um produtor de vinhos do norte de Portugal e criaram a Split Wine.

O consumo é simples, como explica o empresário Carlos Leitão: “Basta remover a tampa superior de abertura fácil e o vinho está pronto a ser desfrutado. O copo é feito de PET [possui propriedades termoplásticas] e é inteiramente reciclável. Quanto à conservação e qualidade, acrescenta que “o maior segredo desta tecnologia é que permite que o vinho seja enchido numa atmosfera inerte que garante que os níveis de oxigénio no copo sejam muito baixos, possibilitando dessa forma que o vinho se conserve em boas condições por um período considerável de tempo.”

O produto começou a ser comercializado em 2014. Três meses depois, a empresa faturou 25 mil euros, com o copo disponível em algumas lojas gourmet, mercearias e restaurantes. “A recetividade do público tem sido fantástica. As pessoas ficam curiosas sobre o nosso copo, contam-nos as inúmeras ocasiões em que quiseram beber vinho e não puderam e perguntam onde podem comprar”, comenta Carlos.

Douro, Branco da Península de Setúbal, Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Rosé são os vinhos disponíveis.
Carrinho cart 0