Mostrar sidebar

França elege “master of Port”

por Filipe Silva em

O diretor da Federação Francesa de Vinhos de Aperitivo, Jean-Jacques Vereecken, não faz por menos e, em declarações à agência Lusa, considera o "Master of Port 2015", "um dos concursos mais importantes na profissão" de escanção em França.

As inscrições foram prolongadas até 15 de Abril e dão o pontapé de saída para cinco meses de competição que passam por selecções regionais até à prova final de 28 de Setembro na Embaixada de Portugal em Paris durante a quinta edição da Festa da Gastronomia em França.

A iniciativa é promovida pela Union de La Sommellerie Française e pelo Syndicat des Grandes Marques de Porto, em parceria com o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), pretendendo consolidar a presença dos vinhos do Porto no mercado francês.

"A nível mundial, a França é o país que mais consome vinho do Porto. É um vinho tão surpreendente e variado que pode acompanhar uma refeição do início ao fim", acrescentou Jean-Jacques Vereecken, numa experiência gastronómica que foi feita em Dezembro do ano passado num jantar promovido pelo IVDP em Paris.

O concurso não é limitado aos "sommeliers" franceses, os portugueses também podem participar desde que "sejam membros de uma associação portuguesa de escanções, podendo inscrever-se numa região, por exemplo, no sul de França", explicou Jean-Jacques Vereecken.

O director da Fédération Française des Vins d'Apéritif apontou como exemplo a sexta edição do concurso, em 1993, quando o vencedor foi o português Octávio Ferreira - 4º Melhor Escanção do Mundo em 1986 e 1989 e galardoado com o "Prix au Sommelier 2015" pela Académie Internationale de la Gastronomie.

Os candidatos ao "Master of Port" devem inscrever-se na página internet do concurso - www.masterofport.fr - ter experiência de, pelo menos, dois anos na área de restauração e dos vinhos e - no caso de serem estudantes - serem propostos pelas associações regionais de escanções.

O candidato a "Mestre do Vinho do Porto 2015" deverá, ainda, contar com "rigorosas" provas de degustação e questionários sobre a região do Douro e o Vinho do Porto para poder entrar numa "das grandes provas do caminho real que leva ao título de melhor escanção da Europa ou do mundo, como mostram os galardões de vencedores precedentes", descreve a página internet do concurso.

Fonte: agência Lusa

Carrinho cart 0