Mostrar sidebar

Neste festival de cinema não há pipocas, só vinho

por Filipe Silva em
É já no final deste mês que se realiza a terceira edição do Wine and Flavours Film Festival, um festival dedicado ao vinho, sabores e sétima arte, que troca as famosas pipocas por um bom copo de vinho.

"Cinema a copo". É este o lema do festival, organizado pelos alunos finalistas da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa que, entre os dias 26 a 28 de Janeiro, dará a conhecer novos cineastas e filmes centrados no tema dos vinhos e da gastronomia, ao mesmo tempo que nos dá a provar alguns desses vinhos.

Este festival que já vai para a sua terceira edição, conseguiu um importante apoio da Comissão Vitivínicola da Bairrada, que irá ao fornecer os seus vinhos DOC (brancos, tintos, rosados, espumantes e aguardentes bagaceiras), que terá a oportunidade de degustar ao longo destes três dias de filmes, que estarão em exibição no auditório da escola (entrada gratuita, mediante inscrição). Para além destes filmes, decorrerá também uma competição de curtas-metragens nacionais, com os temas a terem de incluir obrigatoriamente o vinho e a gastronomia. Estas serão avaliadas por um júri composto por especialistas nas áreas da cinematografia, enologia e gastronomia: caso de Fernando Alvim, Rui Tendinha, Paulo Trancoso, entre outros.

Mas como já começa a ser hábito, este festival não se faz apenas de filmes e curtas-metragens: provas de vinho, feiras com produtos da Bairrada, debates e palestras, são algumas das actividades que poderá assistir nestes três dias de evento, que contam com a presença de Maria João de Almeida. A escritora e crítica de vinho estará presente neste festival de Cinema, onde irá apresentar o seu novo livro "O vinho da ponta da Língua – tudo o que precisa de saber sobre vinhos".

O festival que irá contar ainda com almoços temáticos e jantares vínicos, com menus criados pelos alunos de cozinha, abre portas ao 12h30 (dia 26 de janeiro) com um cocktail, seguido de um almoço temático, intitulado "As quatro maravilhas da bairrada".
Carrinho cart 0