Blog
Novo presidente da rede europeia de cidades do vinho é português
É um português que vai liderar a Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN). A candidatura da Associação de Municípios do Vinho (AMPV) foi a aprovada para comandar esta rede europeia, no acto eleitoral que decorreu na passada sexta-feira: como consequência, José Calixto foi o nomeado para assumir a Presidência da RECEVIN.
A notícia foi dada num comunicado durante a tarde de sexta-feira: do acto eleitoral ocorrido em Valdobbiadene (pequena localidade na província de Treviso), o Presidente da Câmara de Monsaraz (Évora), José Calixto foi o eleito para suceder ao cargo de presidente da RECEVIN, anteriormente ocupado pelo italiano Pietro Landanza. Esta nomeação aconteceu após a AMVP ter sido a candidatura aprovada para liderar a rede.
A nomeação de Calixto foi vista pelo Presidente da AMVP, Pedro Magalhães Ribeiro como “um justo reconhecimento do trabalho extraordinário que fez em Reguengos de Monsaraz enquanto Cidade Europeia do Vinho em 2015”.
O novo Presidente da RECEVIN também falou no dia ontem, explicando que um dos seus principais objectivos é “estabelecer uma estrutura de acesso aos fundos comunitários” e ainda “constituir as Rotas do Vinho da Europa”. Calixto apontou ainda entre outros temas, para a criação de “uma rede de Museus do Vinho da Europa” e para a necessidade de “trabalhar o enoturismo com todos os parceiros europeus”.
A organização acrescenta ainda no mesmo comunicado que, para além de Calixto, os autarcas dos Municípios de Cartaxo, Lamego e Palmela, também irão integrar o conselho de administração da rede europeia.
Nesse mesmo dia, na assembleia geral da RECEVIN, ficou ainda definido que todas as cidades portuguesas associadas à AMVP vão integrar a Rede Europeia de Cidades do Vinho.
Recorde-se que a Rede Europeia das Cidades do Vinho integra cidades de países como a Alemanha, Sérvia, Portugal, Itália, Hungria, Grécia, França, Espanha, Eslovénia, Bulgária e Áustria.