Mostrar sidebar

Retrato real a rolha

por Filipe Silva em

De acordo com o Turismo de Portugal em Madrid, a obra estará exposta no stand de Portugal até ao final da Feira, no 1º dia de Fevereiro e envolveu a utilização de mais de 30 mil rolhas de cortiça. Em rigor, o retrato real tem 2,36 metros de altura por 3,3 metros de largura, com um peso de 140 quilos. Será oferecido a Felipe VI e Letícia pelo embaixador de Portugal em Madrid, num momento posterior à feira.

Portugal produz mais de 50 por cento da cortiça em todo o mundo e este produto será um dos destaques do espaço nacional na FITUR, com 751 metros quadrados. É de resto a maior representação entre os países europeus e conta com outras criações em cortiça, de artistas como Filipe Alarcão, Fernando Brizio, Nendo, Alzira Peixote e Carlos Mendonça. Destaque culminado com uma "Cork Experience": uma instalação de 30 guarda-chuvas de cortiça suspensos no teto do pavilhão.

Além da cortiça, há painéis de arte-urbana de artistas como Vhils, grafitis efetuados ao vivo por Add Fuel e os visitantes poderão ainda usar uma máquina, a "Selfiematon", para tirar uma 'selfie' com Portugal em imagem de fundo, partilhando-a depois nas redes sociais. Não podia faltar o bom vinho português, com um bar para provas e degustação de produtos de diversas regiões.

Vale a pena lembrar, até novembro do último ano Espanha deu a Portugal 1,353 milhões de visitantes, sendo um dos principais fornecedores do turismo em Portugal. No total, Portugal foi visitado por nove milhões de hóspedes de várias nacionalidades. Números à parte, os leitores do WineWorld, esses já estão familiarizados com a arte em forma de rolha, desde a publicação do artigo "In Vino Bellus".

Carrinho cart 0