Mostrar sidebar

Sangria australiana vendida como vinho

por Filipe Silva em

E ainda nós nos queixámos… Um blog independente britânico detetou a “habilidade” de um importador londrino que engarrafa 75% de granel australiano como “wine based drink” (bebida à base de vinho) e vende-o como vinho normal. Com a conivência de algumas cadeias de supermercados, claro. Um flagrante aproveitamento do vazio legal, nas normas europeias de rotulagem, que não obriga a enunciar os componentes do restantes 25% do líquido engarrafado.

Tudo passa pelas garrafas que em nada se distinguem de milhares de outras nas prateleiras de vinho das grandes superfícies. Apenas as letras minúsculas revelam o engano em que o consumidor incorre. As letras pequenas e alguns apreciadores e críticos de vinho, no caso o site wotwine.com, que não parecem dispostos a engolir o estratagema.

A normativa europeia estabelece que qualquer bebida com menos de 75% de vinho deve ser identificada como “Bebida à Base de Vinho”, mas não obriga o fabricante ou engarrafador a identificar o restante líquido, a não ser que contenha dióxido sulfúrico ou aditivos alérgenos. Muito menos a usar etiquetas distintas dos habituais rótulos de vinho…

Face à denúncia do site mencionado, a imprensa deu eco à história mas, até ver, apenas uma cadeia de supermercados, a Tesco, retirou o produto das prateleiras. As lojas Sainsbury continuam a vender uma mistura intitulada Copper, em versão tinto e branco, e a Morrisons vende um tal Shy Pig branco e tinto, entre as ofertas vínicas mais populares.


Todos eles são engarrafados pelo importador Australian Vintage Lda. Um porta-voz da empresa insiste que cumprem todos os requisitos legais e “a etiquetagem como bebida à base vinho está perfeitamente conforme uma vez que apenas adicionam açúcar e água ao granel, durante o processo”.

Fonte: WotWine

Carrinho cart 0