Mostrar sidebar

Se fumar beba tinto

por Filipe Silva em
Claro que o melhor é sempre não fumar, mas caso não consiga resistir antes de o fazer beba um copo de vinho tinto. Quem o aconselha são os investigadores da Universidade de Saarland, na Alemanha, que realizaram um estudo, publicado na passada terça-feira pelo The American Journal of Medicine.

É isso mesmo que leu. O estudo alemão demonstra que beber um ou dois copos de vinho tinto antes de acender um cigarro pode proteger os vasos sanguíneos de algumas das piores consequências que o tabaco pode ter a curto prazo, evitando a inflamação das artérias e o envelhecimento das células. É que o vinho tinto tem altos níveis de fenol que estimulam a formação de óxido nítrico rejuvenescendo as artérias coronárias.

No entanto, como realça a líder da Investigação Dr Viktoria Schwarz, o target deste estudo foram jovens fumadores ocasionais e não fumadores "viciados" , ainda que seja inequívoco que o vinho tinto funciona como “escudo protector” das artérias: “O nosso estudo evidencia que os efeitos pró inflamatórios nos não fumadores, que adoptem ocasionalmente um estilo de vida de fumador, podem ser prevenidos através do consumo de vinho tinto”. A investigadora deixa ainda um aviso, realçando que esta pesquisa não deve ser interpretada como um conselho de estilo de vida a adoptar.

É preciso realçar que este estudo apenas foi feito em jovens fumadores ocasionais e, portanto, os benefícios da combinação de beber vinho tinto antes de fumar não está comprovada em pessoas mais velhas, doentes ou fumadores regulares.

Perceba melhor as conclusões retiradas deste estudo, neste pequeno vídeo abaixo.

Carrinho cart 0